Entre no Jusbrasil para imprimir conteúdo de Decisões

Imprima Decisões de vários Tribunais em um só lugar

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

jusbrasil.com.br
26 de Maio de 2018

Como calcular tempo de contribuição: planilha gratuita de simulação

Tutorial passo a passo ensinando a calcular tempo de contribuição utilizando uma planilha gratuita de simulação de excelente qualidade.

Alessandra Strazzi, Advogado
Publicado por Alessandra Strazzi
ano passado

Como calcular tempo de contribuio planilha gratuita de simulao

Semana passada publiquei o artigo “Tempo de contribuição (ou tempo de serviço): explicação descomplicada [INSS]” e perguntei se os leitores gostariam que eu publicasse um tutorial em vídeo sobre uma planilha gratuita para calcular tempo de contribuição e bastante gente disse que sim:)

Como o pedido dos leitores é uma ordem, aqui está! Tem uma versão em vídeo e também uma em texto com imagens, para você escolher o formato que mais te agrada!

https://www.youtube.com/embed/3Gkgd93XuLY

Calcular tempo de contribuição - tutorial passo a passo

Segue abaixo um tutorial para calcular tempo de contribuição com uma planilha gratuita de excelente qualidade. Para mais dicas de cálculos previdenciários, inscreva-se na minha mais nova palestra online e gratuita, na qual eu explico dominar cálculos previdenciários para faturar até 2 vezes mais.

Passo nº 1) Documentação

Levantar documentação do cliente, principalmente CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Também é importante fazer uma entrevista com o cliente para confirmar se os vínculos / atividades que aparecem nesses documentos estão corretos. Muitas vezes, podem estar faltando alguns vínculos e você terá que providenciar o acerto do CNIS.

Passo nº 2) Blog

Entre no blog “Tempo de Serviço” (clique no link e digite este endereço no navegador: http://tempodeservico.blogspot.com.br/ )

Passo nº 3) Abra a planilha de simulação de tempo de contribuição

Clique no link para a “versão mais recente da Planilha”. Este link te encaminhará para a versão mais recente da planilha de simulação de tempo de contribuição. É sempre bom checar o blog para verificar se foi lançada uma nova versão.

Como calcular tempo de contribuio planilha gratuita de simulao

Passo nº 4) Fazer login no Google

A planilha de simulação de tempo de contribuição foi desenvolvida no “Google Sheets”, que é o “Excel” da Google. Não é preciso baixar nenhum programa, pois ele roda direto no navegador, basta fazer o login com sua conta Google.

[Obs.: Eu já prometi que eu vou fazer vídeos tutoriais para ensinar os colegas a utilizar os programas da Google e não me esqueci! Comente abaixo se você quer um tutorial sobre Google Sheets, Google Drive, Google Docs, etc.]

Como calcular tempo de contribuio planilha gratuita de simulao

Créditos - Esta planilha foi desenvolvida por servidores da Justiça Federal:

  • Felipe Raul Borges Benali - fbenali@trf3.jus.br / Vara Federal e JEF Adjunto de Andradina/SP - TRF3
  • Renata Yuri Yokosawa Fujisawa - ryy@jfpr.jus.br / 6ª Vara Federal de Maringá/PR - TRF4

Passo nº 5) Copie e nomeie a planilha

Não é possível utilizar a planilha diretamente, pois ela é compartilhada entre todos e está bloqueada para edições. Portanto, é preciso fazer uma cópia da planilha para os seus arquivos. Clique em “arquivo” e, em seguida, “fazer uma cópia”.

Como calcular tempo de contribuio planilha gratuita de simulao

Depois disso, o sistema vai abrir uma caixa para você nomear a planilha. Nomeie (eu sempre uso o nome do cliente) e clique em OK.

Passo nº 6) Preencha a planilha

Preencha os dados obrigatórios da planilha:

  • Autor - não é obrigatório para o funcionamento da planilha, mas eu sempre preencho com o nome do cliente.
  • Data de nascimento
  • Sexo
  • Calcula até a DER.

O item abaixo, “Reafirmação da DER”, não é obrigatório, mas você pode utilizar se quiser reafirmar a DER. Sobre este assunto, recomendo meu artigo “Reafirmação da DER no INSS: você ainda vai precisar!”.

Obs.: DER = Data de Entrada do Requerimento. Caso ainda não exista requerimento, utilize a data do cálculo.

Como calcular tempo de contribuio planilha gratuita de simulao

Agora, preencha o histórico de trabalho do cliente, colocando, em cada linha, as datas de início e fim dos vínculos. No meu exemplo, a cliente tem o seguinte histórico:

  • 06/02/1984 a 30/05/1989 - serviços gerais;
  • 01/06/1989 a 25/08/1999 - secretária;
  • 01/05/2000 a 01/10/2014 - gerente.

Como calcular tempo de contribuio planilha gratuita de simulao

Passo nº 7) Calcular tempo de contribuição

Após preencher os períodos de trabalho, a planilha calcula o tempo de contribuição automaticamente.

Existem três marcos temporais importantes no direito previdenciário (EC 20/98, Lei 9.876/99 e a DER) e a planilha calcula o tempo e contribuição para cada um deles. Para saber o tempo de contribuição total, analise o último marco temporal (DER).

A planilha também calcula a pontuação da regra 85/95, o que é muito conveniente.

Por fim, ela ainda analisa o tempo de contribuição para os três marcos temporais e verifica se o segurado teria direito a alguma aposentadoria por tempo de contribuição (cada parágrafo é referente a um marco temporal, sendo o último parágrafo referente à DER). Ela não analisa outros tipos de aposentadoria, como por idade e especial.

Como calcular tempo de contribuio planilha gratuita de simulao

Passo nº 8) Faça download da planilha

Se você quiser imprimir ou salvar a planilha no seu computador, siga o seguinte caminho: “arquivo” - “fazer download como” - escolha o formato desejado. Pronto!

Se gostou do tutorial, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais! Assim, você ajuda outros colegas com a informação e me incentiva a continuar produzindo conteúdos assim:)

Como calcular tempo de contribuio planilha gratuita de simulao

34 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Os seus artigos, na minha opinião, são os mais bem elaborados no Jusbrasil. Parabéns, @alestrazzi continuar lendo

Nossa... obrigada, Wagner :)
Isso significa muito pra mim! continuar lendo

Documento excelente! E a autora também muito didática em suas explanações. continuar lendo

Obrigada, José! continuar lendo

Parabéns ao criador da planilha, caramba quanto conhecimento e trabalho levou para montar todo o processo! Ficou complexo, mas muito bem elaborado e explicado.
Parabéns também a criadora desse artigo, e pela elaboração da explicação da planilha. Continue com esse excelente trabalho Alessandra Strazzi. Fico muito grato pela ajuda! ;) continuar lendo

Maravilhosa a planilha Drª. e obrigado por dividir seus conhecimentos gratuitamente com quem necessita e não tem condições de adquirir de outra maneira. continuar lendo